05/04/08

DIA MISSIONÁRIO NAS PARÓQUIAS


Após a aparição de Jesus Ressuscitado, os Apóstolos começaram logo a acção missionária da Igreja (vejam isto na Bíblia em Actos dos Apóstolos).

Esta é a vocação da Igreja e de todo o baptizado cristão.

A finalidade da Paróquia é a acção missionária que, porém, podemos encarar em três direcções para situações diferentes:

1. A actividade pastoral habitual entre nós;

2. Um novo dinamismo de “Nova Evangelização” ;

3. A actividade missionária junto de outras gentes, como é o caso do P. Gaspar e muitos outros.

A Igreja deve comprometer-se toda ela como missionária, isto é, a braços com dar a conhecer o Evangelho de Jesus Cristo. Tu cristão, sentes este compromisso ?

Nós devemos expandir a nossa Fé. Devemos dar a conhecer aos outros Jesus Cristo, em quem acreditamos, dando a conhecer a sua visão da vida e a sua forma de estar, trabalhando pelas causas da pessoa humana, pelas causas da liberdade, da justiça social, da solidariedade e da paz.

Este é o trabalho dos Catequistas – dar a conhecer Jesus Cristo aos mais novos.

A primeira das prioridades pastorais da Igreja é edificar comunidades vivas de Fé, de Amor e de dinamismo Missionário.

“Sois a semente que há-de crescer; sois a estrela que há-de brilhar; sois o fermento, sois o grão de sal; o archote para alumiar. Ide amigos, pelo mundo aanunciar o amor; ensinai a toda a terra a Minha nova Lei; Sede amigos testemunhas da minha ressurreição, levai a minha mensagem que Eu convosco estarei.”

Todos somos missionários. Pelo baptismo, todo o cristão recebe uma missão: Ser evengelizador. Hoje Dia Missionário e sempre!

O amor cristão vai para além dos sistemas, gera a felicidade da comunhão e inspira os critérios da participação. É esse amor que nos leva a ser missionários.

Devemos, por isso, estar dispostos a evangelizar com generosidade, contribuindo assim para a construção de uma sociedade nova, mais justa, mais fraterna e mais solidária, onde o verdadeiro Amor seja conhecido e amado.

Sabemos que o Evangelho é pouco anunciado e que o povo na sua vida de Fé é muito carente. Apesar do esforço que se faz, faltam missionários que ajudem o povo a aproximar-se do Evangelho e da busca de Jesus.

Para que isso aconteça, cada comunidade deve ter consciência de que a primeira tarefa é procurar ser fiel e amadurecida na sua Fé, alimentando-se com a Catequese adequada e pela Liturgia renovada. Como despertar vocações missionárias?

A missão realiza-se através de homens e mulheres que consagrem a vida à obra do Evangelho, dispostos a ir por todo o mundo levar a salvação.

Hoje cooperemos com a nossa partilha e sempre com a nossa oração.

P. Batalha

Sem comentários: