29/03/08

FELIZES OS QUE ACREDITAM

A Páscoa é o Dia que o Senhor fez para nossa Salvação: “Exultemos e alegremo-nos nele”.

Esta é a feliz notícia e alegre novidade que percorre o mundo, partilhando a alegria e a Esperança.

A Páscoa, como festa dos baptizados, faz-me lembrar duas coisas:

1. Os pais, ao pedir o Baptismo dos filhos, comprometem-se a educá-los na Fé e a Igreja adverte-os dizendo “que aprenda convosco a amar o Senhor…”. A aprendizagem dos gestos, das atitudes, da vida é mais convincente para as crianças;

2. A Páscoa dos baptizados e esta aprendizagem advertem-nos para as celebrações da Primeira Comunhão ou Comunhão Solene que serão na Festa do Corpo de Deus, em 22 de Maio.

A Primeira Comunhão é um acontecimento importante, mas que faz da formação, da tal aprendizagem, um processo dinâmico e permanente.

A Primeira Comunhão é um momento forte do crescimento do cristão no seu compromisso com Cristo e com os irmãos.

Na caminhada, que é feita de muitos passos, nós vamos crescendo. A caminhada, que não é só nossa, mas de todos, vai-nos criando laços, vai-nos unindo.

Por isso, a catequese não se pode preocupar só com o “dia” da Primeira Comunhão, mas com a “vida” vivida em comunhão.

A Missa deste 2º Domingo da Páscoa, pelo livro dos Actos dos Apóstolos, faz-nos o retrato do estilo de vida a cultivar pelos cristãos, que implica quatro fidelidades:

1. Catequese: Fiéis ao ensino dos Apóstolos, os cristãos reuniam-se, contavam aos apóstolos os acontecimentos de cada dia e faziam-lhes perguntas. Então os apóstolos contavam: “Uma vez, Jesus…”. Assim as pessoas ficavam a conhecer cada vez melhor o Evangelho de Jesus.

2. Partilha de bens: Fiéis à partilha de bens, os cristãos não queriam que ninguém passasse fome, que a ninguém faltasse o necessário para viver. Por isso, os que tinham repartiam com os que não tinham; e assim ninguém passava necessidade. Foi um pouco parecido o que fizemos na Quaresma, partilhando com a Casa do Gaiato.

3. Fracção do Pão: Fiéis à fracção do Pão, os cristãos no primeiro dia da semana, o Dia do Senhor, celebravam a Eucaristia, a que chamavam “Fracção do Pão”. Ao tomarem Cristo Ressuscitado no Pão (comungavam), eles ganhavam força para viverem como Jesus.

4. Orações: Fiéis às orações, reuniam-se nas casas uns dos outros, algumas vezes para encontros de oração comunitária. Unidos num só coração e numa só alma, rezavam ao Pai e cantavam salmos, hinos e cânticos.

Felizes os que assim acreditam.

Por isso, os que se preparam para a Primeira Comunhão devem fazer esta aprendizagem.


P. Batalha

Sem comentários: