22/03/08

SAUDAÇÃO PASCAL

Cristo ressuscitou !

Ele é a nossa Salvação. Aleluia !

A Alegria e a Paz de Cristo Ressuscitado esteja convosco!

Amigos,

Quero anunciar-vos que a Morte e Ressurreição de Cristo é a verdadeira Fonte de Água Viva para os crentes.

Diz-nos Jesus:

“Quem beber da água que Eu lhe der…ela tornar-se-á nele uma fonte de água que dá a vida eterna” (Jo.4,13).

“Tirareis água com alegria das fontes da Salvação” (Is. 12,3).

“Se alguém tem sede, venha a Mim e beba: do coração daquele que acredita em Mim correrão rios de água viva” (Jo. 7,37-38).

Jesus oferece uma água que pode satisfazer a sede mais profunda do coração humano:

“Senhor, meu Deus, eu te procuro, a minha alma tem sede de Ti” (Sl.62,1).”A minha alma tem sede do Deus vivo”(Sl. 42,3).Também nós suspiramos “como terra gretada, ressequida, sem água”(Sl. 63,2).

Por isso, a nossa atitude e oração devem ser cada vez mais a da samaritana:

“Senhor dá-me dessa Água”.

Em Sexta-Feira Santa, nós vimos jorrar do lado aberto do Coração de Jesus Água e Sangue, a Fonte inesgotável donde nasce a Igreja com o Banho da regeneração e pela renovação do Espírito – Sacramentos do Baptismo e da Eucaristia. Assim se cumpriam as Escrituras, conforme tinha sido anunciado. Jesus tornou-se, para cada um de nós, a fonte da água viva, na qual se lavam as culpas e se transformam os corações pela acção do Espírito Santo, purificador e santificador.

Nós que, na Escola Paroquial, abeirámo-nos da Bíblia, qual Poço de Jacob (Jo.4,4ss), bebendo com mais abundância das fontes da Palavra, sentimos grande alegria. Por isso, da Eucaristia Pascal brotam as fontes da Salvação que geram e alimentam a Igreja. Não podemos, pois, calar o anúncio desta boa nova de alegria que é viver em Cristo Jesus.

Quem celebra a Páscoa tem de ser testemunha das maravilhas de Deus; tem de sentir a urgência de dizer a todos, com o exemplo da vida e com a força da Palavra, que Jesus Cristo é o Senhor.

A todos apresento as minhas saudações pascais na alegria da Ressurreição.

Este é o Dia que o Senhor fez; exultemos e alegremo-nos nele. Ámen, Aleluia!


P. Batalha (in Farol das Paróquias de Ribamar e Santa Bárbara)

Sem comentários: