18/02/08

Para entrar na vida eterna deve-se seguir Jesus na cruz

Comentário de Bento XVI ao Evangelho do 2º Domingo da Quaresma, no Angelus dominical

***

O Papa chegou a esta conclusão ao comentar com os peregrinos, congregados na praça de São Pedro no Vaticano, o Evangelho deste Domingo, a Transfiguração no monte Tabor, depois de ter terminado a semana anual de exercícios espirituais.

Como «ponto crucial» desta passagem evangélica, o Santo Padre apresentou a Transfiguração, como algo que «antecipa a ressurreição, mas esta pressupõe a morte».

«Jesus manifesta aos apóstolos a sua glória para que tenham a força de enfrentar o escândalo da cruz e compreendam que é necessário passar através de muitas tribulações para chegar ao Reino de Deus», lembrou.

Recordando que na passagem evangélica se ouve o eco da voz do Pai que pede para escutar Jesus, seu Filho predilecto, o bispo de Roma acrescentou: «Para entrar na vida eterna é necessário escutar Jesus, segui-l'O pelo caminho da cruz».

Deste modo, é possível seguir «levando no coração a esperança da ressurreição».

E fazendo referência à sua última encíclica, «Spe salvi», «Salvos na esperança», reconheceu: «hoje podemos dizer: “Transfigurados na esperança”».

Deste modo, disse, a liturgia apresenta na Quaresma «toda a estrutura da vida cristã, que consiste essencialmente no dinamismo pascoal: da morte à vida».

Sem comentários: